Um pequeno retrato de Elizabeth I do século XV que foi encontrado em uma venda de garagem, irá para exposição no National Portrait Gallery.
O retrato lembra bastante outro localizado na Royal Collection pintado por Hans Eworth sob o mesmo assunto, entitulado Elizabeth I and the three goddesses.
Ele representa uma cena clássica baseada no mito grego do Julgamento de Páris. Na pintura, Elizabeth I aparece disfarçada de Páris, segurando uma maçã, juntamente com as deusas do casamento, guerra e amor. Respectivamente: Hera, Atenas e Afrodite.
A pintura que data de cerca de 1590 é atribuída ao pintor Isaac Oliver, inglês nascido na França especialista em pintar miniaturas.
A galeria comprou o retrato previamente desconhecido em um leilão no ano passado por £329,000.
A pintura do tamanho de um cartão postal, fará parte de uma nova exposição intitulada Elizabeth I e seu povo (Elizabeth I and her people) a partir de outubro.
A curadora Dr. Tarnya Cooper disse que é “extremamente incomum” uma obra tão importante permanecer oculta. ”É improvável que o proprietário original soubesse o que possuía.” ela ressalta.
”Isso nos mostra o que pode ser encontrado nos sótãos desconhecidos e sem registros das pessoas”, disse ela à BBC.
“Nós sabemos muito pouco sobre ele – foi comprado em uma venda de garagem em uma casa no sudeste da Inglaterra no ano passado, e em seguida, veio a leilão na Christie e nós o compramos”.
“O rosto arredondado e as feições delicadas mostradas no retrato de Elizabeth são comuns, mas este, destinava-se a ser um retrato lisonjeiro, mostrando a rainha como eternamente jovem”, disse Cooper.
“É difícil especular para qual fim esta minuatura foi produzida. A proveniência não nos fornece mais pistas.”
“Mas a pequena escala e notavelmente alta qualidade deste trabalho, indicam que teria sido pintado por um patrono perto da corte.”
Acreditam que a miniatura – que está atualmente passando por trabalhos de conservação – está em sua moldura original.
A exposição tem como objetivo refletir a ascensão de novas classes sociais na sociedade elisabetana e contará com outros retratos e objetos da época.
Elizabeth I e seu povo estréia em 10 de outubro – até 5 de janeiro, no National Portrait Gallery na Inglaterra.
Mais informações: AQUI.
Bem interessante; mas século XI?
Retificado, foi um erro de digitação, obrigada pela observação!=)