Onde estão enterrados o Rei Henrique VIII e suas respectivas seis esposas?Esta é uma dúvida comum, afinal, foram muitos casamentos. Neste artigo, mostraremos o local exato onde estão sepultadas estas pessoas, a ordem da morte, o local onde morreram, e alguns comentários a respeito.
Catarina de Aragão:
A espanhola Catarina de Aragão, filha dos reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, foi a primeira esposa de Henrique VIII e também a primeira a falecer. Ela foi mãe de Maria I da Inglaterra.
LOCAL ONDE MORREU:
Catarina morreu no dia 7 de Janeiro de 1536, no Castelo de Kimbolton, localizado em Cambridgeshire – Inglaterra.
Este Castelo havia sido sua última morada. Ela foi enviada para lá por Henrique VIII, após recusar a anulação de seu matrimônio com o monarca.
SEPULTAMENTO:
Após sua morte, seu corpo foi levado em procissão para a Abadia de Peterborough (hoje Catedral de Peterborough), onde encontra-se até hoje. Dizem que em sua autópsia, seu coração encontrava-se enegrecido (provavelmente devido a algum tipo de câncer – sarcoma), o que no período, foi romanticamente interpretado como coração partido.
Henrique VIII não compareceu ao seu funeral, não permitindo que sua filha Maria comparecesse também. No início do século XX, a avó de Elizabeth II, Maria von Teck, ordenou que enfeites adornassem sua sepultura.

Ana Bolena:
A inglesa Ana Bolena, foi filha do diplomata Thomas Bolena e sua esposa Elizabeth Howard. Ela foi a segunda esposa de Henrique VIII e também a segunda a falecer. Ela foi mãe de Elizabeth I da Inglaterra.
LOCAL ONDE MORREU:
Ana Bolena foi acusada e executada sob a acusação de incesto, adultério e por conspirar a morte do rei. Ela morreu decapitada por espada, no dia 19 de Maio de 1536, na torre verde, localizada dentro do complexo da Torre de Londres.
SEPULTAMENTO:
Após sua execução, o corpo de Ana foi levado por algumas de suas aias, até a Capela da Torre de Londres, chamada Saint Peter Ad Vincula (São Pedro Acorrentado), onde foi colocada em uma caixa de arcos (arco e flecha) e enterrada sem nenhum tipo de funeral ou demarcação apropriada, como de costume para vítimas executadas no local.
Jane Seymour:
A inglesa Jane Seymour, foi filha de John Seymour, um cortesão, e sua esposa, Margaret Wentworth. Ela foi a terceira esposa de Henrique VIII e também a terceira a morrer. Jane foi mãe de Eduardo VI da Inglaterra.
LOCAL ONDE MORREU:
Jane Seymour sofreu de febre puerperal pouco tempo após dar à luz Eduardo VI. Dizem que a causa mortis foi a falta de higiene dedicada ao parto, ou uma lágrima no períneo. Ela faleceu no dia 24 de Outubro de 1537, no Palácio de Hampton Court.
SEPULTAMENTO:
Jane foi a única das seis esposas de Henrique VIII, a receber o funeral de uma Rainha. Ela foi sepultada no túmulo do monarca, na Capela de St. George, em Windsor, sendo a única de suas consortes a ser enterrada com ele.

Ana de Cleves:
A alemã Ana de Cleves, foi filha de Johann III (ou John), Duque de Cleves, e sua esposa, Maria de Juliers, que por sua vez, era filha do Duque Wilhelm IV, de Jülich-Berg, territórios que foram anexados ao poder de Johann via casamento. Ela foi a quarta esposa de Henrique VIII e a última a morrer (tendo sobrevivido a ele).
LOCAL ONDE MORREU:
Ana provavelmente sofria de câncer. Ela morreu no dia 16 de Julho de 1557, oito semanas após seu aniversário de 42 anos, em Chelsea Old Mannor, residência Real adquirida por Henrique VIII e entregue à Ana após seu divórcio com o Rei. Ana, como uma mulher generosa, legou em seu testamento, inúmeros bens para seus entes queridos e indicações de trabalhos para seus empregados.
SEPULTAMENTO:
Ela foi sepultada na Abadia de Westminster, no dia 3 de Agosto de 1557. O local, segundo muitos visitantes, é razoavelmente difícil de ser encontrado. É uma pequena lápide de madeira com inscrições douradas, localizada ao lado oposto da tumba do Rei Eduardo o Confessor. Ela foi a única esposa de Henrique VIII a ser sepultada na Abadia e consequentemente, por tabela, uma das mais visitadas.
Catarina Howard:
A inglesa Catarina Howard, foi filha de Joyce Culpeper e seu marido, o cortesão Lord Edmund Howard, fazendo dela, sobrinha de Elizabeth Howard, mãe de Ana Bolena e por sua vez, prima em primeiro grau desta. Ela foi a quinta esposa de Henrique VIII e quarta a morrer.
LOCAL ONDE MORREU:
Catarina Howard foi condenada e executada por traição. Morreu decapitada, no dia 13 de Fevereiro de 1542, na Torre Verde, localizada no complexo da Torre de Londres.
SEPULTAMENTO:
Após sua morte, Catarina foi sepultada na Capela da Torre de Londres, Saint Peter Ad Vincula (São Pedro acorrentado) sem nenhum tipo de funeral ou demarcação adequada, conforme o costume para vítimas executadas no local. Sua lápide está localizada ao lado de Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII e sua prima por parte de pai.
Catarina Parr:
A inglesa Catarina Parr, foi filha do cortesão Sir Thomas Parr, e sua esposa, Maud Green, antiga dama de companha de Catarina de Aragão. Dizem que seu nome foi dado a ela em homenagem a primeira esposa de Henrique VIII, amiga de sua mãe. Ela foi a sexta e última esposa de Henrique VIII e quinta a morrer (tendo sobrevivido a ele).
LOCAL ONDE MORREU:
Catarina Parr deu à luz uma menina chamada Maria, fruto de sua união com Thomas Seymour (irmão de Jane Seymour). Ela contraiu febre puerperal – assim como sua cunhada – e faleceu no dia 5 de Setembro de 1548, no Castelo de Sudeley, em Gloucestershire.
SEPULTAMENTO:
Catarina foi enterrada no castelo de Sudeley, em Gloucestershire. A maioria dos edifícios do século XV e XVI, foram destruídos durante a guerra civil na década de 1640. Os túmulos de muitos indivíduos foram destruídos, incluindo o de Catarina Parr (que está enterrada na Capela de St Mary’s, dentro do recinto do castelo). O único vestígio que fez seu caixão ser encontrado, foi uma placa de identificação de chumbo sobre ele. No século XVIII, um ligeiro desfalque foi feito no caixão e observadores curiosos olharam para ver o estado do corpo. Aparentemente, a condição dos restos era excelente e para não causar futuros maiores danos, o buraco foi fechado. No entanto, no final do século XVIII dois fazendeiros locais abriram o caixão e levaram vários pertences, incluindo um anel que Catarina estava usando. Segundo a lenda, a esposa de um dos agricultores enlouqueceu com o marido e obrigou-o a devolver o que tinha roubado (e o mito local conta que um dos homens morreu misteriosamente e o outro ficou louco, mas é provável que seja apenas isto, um mito).
Infelizmente, o dano causado com o caixão foi irrevogável e posteriormente os restos foram danificados. Vários itens que foram retirados do caixão ainda sobrevivem, incluindo um dos dentes, mechas de cabelo e pedaços de material da vestimenta de Catarina.
Henrique VIII:
Henrique VIII foi filho de Henrique VII, fundador da Dinastia Tudor, e sua esposa, Elizabeth de York. Ele foi o segundo soberano da dinastia Tudor e sobreviveu a 4 de suas 6 esposas, morrendo antes apenas de Catarina Parr e Ana de Cleves.
LOCAL ONDE MORREU:
Henrique VIII morreu aos 55 anos de idade, no Palácio de Whitehall, no dia 28 de Janeiro de 1547. As teorias de que sofria de sífilis foram derrubadas após alguns estudos detalhados. Uma teoria recentemente levantada é que, devido a sua dieta, doenças e obesidade, o Rei sofria de Diabetes tipo II.
SEPULTAMENTO:
Henrique foi sepultado ao lado de sua terceira esposa, Jane Seymour, na Capela de St. George em Windsor.

Para mais informações, acesse:
A Morte de Catarina Parr
A Morte de Ana de Cleves
A Morte de Catarina de Aragão
O Cadáver de Ana Bolena
Mitos sobre a Morte de Henrique VIII
Causa da Morte das Seis Esposas de Henrique VIII
FONTES:
Find a grave: AQUI.
Documentário a autópsia de Henrique VIII: AQUI.
Documentário dias que mudaram o mundo: Execução de Ana Bolena: AQUI.
Livro as seis mulheres de Henrique VIII – Fraser, A.
Encontrei a tumba da Ana de Cleves bem aleatoriamente, porque ela é pequena e super simples. Já as de Ana Bolena e Catarina Howard ficam no altar da capela e nem dá pra chegar perto. Entrei duas vezes lá e não consegui ver. 😦
Exatamente, a todos que pedi para verem a tumba de Ana Bolena e Catarina Howard, me responderam que não puderam chegar perto, a de Ana então, nem acharam…=/
Seja bem vinda Mylla!=)
Estive na semana passada na Saint Peter Ad Vincula toda eufórica pensando que iria ver o túmulo de Ana Bolena e Sir Thomas More. Que nada… Se está no altar, realmente não havia como chegar perto. Que mau isso, fiquei bem frustrada
Só consegui tirar foto de uma placa que há na entrada na capela com a lista dos nomes das pessoas que estão enterradas lá.
Pois é Talía, me falaram a mesma coisa, bastante frustrante né!?=/
Seja bem vinda!=)
R J A
Talía, se Henry 8 fosse vivo, você seria a sétima.
Xi, acho que seu comentário veio repetido. Vou apagar um deles ok!?:)
porque nao pode chegar perto? Eles nao deixam?
Infelizmente não Sonia. Apenas pessoal autorizado. =/
Os tumulos dos reis da Inglaterra foram preservados….infelizmente na França, só tem estatuas….os vandalos da Revolução profanaram tudo, inclusive dos primeiros reis plantagenetas em Fontevrault.
Sim, infelizmente, como grande admiradora de Eleanor de Aquitânia, lamento muito o que ocorreu com seus restos mortais em Fontevraud, assim como os outros monarcas franceses. =(
Olá, uma pena, gostaria muito de visitar o tumulo de Ana Bolena, mas sei que fizeram um memorial para ela!
Ana Bolena não deve ter morrido no mesmo ano que Catarina de Aragão, uma vez que ela foi o pivô da separação de Henrique VIII E Catarina
Elas morreram no mesmo ano sim Rozana, em 1536. No entanto, Catarina encontrava-se exilada no Castelo de Kimbolton, em Cambridgeshire – Londres, desde o ano de 1535, tendo antes, passado os anos no castelo More.
Temos um artigo sobre isso:
https://tudorbrasil.wordpress.com/2015/06/24/a-morte-de-catarina-de-aragao/
Gosto muito de Ana Bolena, e não acredito que ela tenha sido culpada de Taís crimes. Ela só não gostava de ser submissa
Estou assistindo a série The Tudors na Netflix é simplesmente, amando.
O rei Henrique era um mulherengo de mão cheia e na minha opinião, muito inconfiável e volúvel
Existem sobreviventes da dinastia dos Tudor nos dias de hoje? E dos Plantagenetas? Sempre tive essa dúvida. Alguem pode me esclarecer ?