O que irá ler a seguir, é um conto escrito por um leitor da página Tudor Brasil, este conto é um romance e não tem compromisso com fatos reais:
O ano era 1585. A amada Lady Elizabeth, governara seu povo com sabedoria e amor, mas todos estes anos, agora cobravam seu preço, pois a monarca antes cheia de vida, agora sentia-se vazia, como se os anos a tivessem corroído por dentro.
Nada parecia ajudar a Boa Rainha Bess, pois agora, todos começavam a falar de Mary Stuart a Rainha da Escócia, como Rainha da Inglaterra, como se tivessem premeditando sua morte. Na realidade, era o que estava acontecendo, pois Felipe da Espanha mergulhou a Europa em uma Guerra Santa e seu plano, era colocar Mary Stuart no tono e assim, restaurar o catolicismo na Inglaterra.
Até agora, tudo havia sido em vão, foi então que chegou a mensagem de que Mary Stuart havia sido executada a mando da Rainha. Felipe cheio de cólera, mandou uma frota de 300 navios com 10.000 homens a bordo, que pretendiam subir o Tâmisa e conquistar a Inglaterra. Mas Elizabeth tinha de se defender, tinha de defender seu povo e seu país.
E ali estava ela a frente de seu povo e de seu inimigo e neste momento, um temor horrível tomou conta de Lizzie, mas ela lembrou-se que tinha o sangue e coração de um Rei da Inglaterra, um Rei da casa de Tudor.
Se Elizabeth falhasse, um tempo de escuridão e perseguição desolaria a Inglaterra como um furacão, mas se vencesse, ela e a Inglaterra, seriam lançadas em uma nova Era, uma Era de Ouro.
E agora, que venha a grande provação.