Os Tudors amavam comida, disto não temos dúvidas. Reuniões ou banquetes regados a uma boa comida e bebida, eram mais que uma necessidade para eles, era um lazer; aproveitado por todos até que o último gole ou porção coubessem em seus estômagos. Por este motivo, criamos a sessão culinária Tudor, onde os leitores podem vislumbrar as receitas feitas por eles e adaptá-las a nossa cozinha moderna. Espero que gostem!
Estes cheesecakes assados, são os precursores da nossa famosa e homônima sobremesa atual. Esta receita, provém de um dos primeiros registros culinários documentados daquele período. O queijo curado, foi muito popular como ingrediente para sobremesas a séculos atrás e estas pequeninas tortas, remontam aos tempos da Corte de Henrique VIII. Reza a lenda, que quando Henrique foi passear nos jardins do Palácio de Hampton Court, ele deparou-se com um grupo de damas de companhia (da sua então esposa, Catarina de Aragão); que ofereceram-lhe algumas destas tortas. Ele gostou tanto de tal iguaria, que nomeou-as a partir das damas (cheesecake das damas de companhia) e inseriu-a no cardápio da Corte. Esta pequena torta é de textura leve e bastante saborosa, ótima para ser consumida durante chás da tarde, seguidas de frutas cristalizadas.
Dados da Receita:
-Tempo total: 30 minutos
*10 minutos de preparo
*20 de cozimento
Ingredientes:
– 230 g. de massa folhada (pode ser pronta),
-110 g. de queijo curado, ou 110 g. de queijo cottage peneirado,
-50 g. de açúcar mascavo,
-2 ovos grandes, batidos,
-2 colheres de sopa de creme de leite,
-1 colher de sopa de água de flor de laranjeira ou 1 colher de sopa de água de rosas,
-75 g. de amêndoas moídas,
-50 g. de frutas secas mistas (como por exemplo uva passas, tâmaras e damascos), picadas, cristalizadas e sem sementes,
– açúcar de confeiteiro, peneirado para decorar (à gosto).
– Forma para muffins ou Pettit Gateau.
Mode de Preparo:
1- Pré-aqueça o forno a uma gradatura de 220 graus e unte levemente a forma de muffins.
2- Abra a massa na quantidade referente ao compartimento da forma. Certifique-se de que sejam pelo menos 1/4 maiores que o necessário, já que a massa folhada encolhe durante o cozimento.
3- Forre a forma com a massa e prepare-se para colocar o recheio.
4- Coloque o queijo curado ou cottage em uma tigela grande e acrescente os ovos batidos, creme, açúcar, água de flor de laranjeiras ou rosas e as amêndoas.
5- Misture bem e acrescente as frutas secas mistas; novamente, misture bem.
6- Coloque o equivalente a uma colher de sobremesa (ou mais dependendo do tamanho de sua forma) e asse as tortas por 15-20 minutos, ou até que estejam coradas e firmes ao toque.
7- Deixe esfriar um pouco e em seguida, as remova cuidadosamente e coloque-as sob um prato para que esfriem completamente.
8- Coloque-as em um prato, polvilhe o açúcar de confeiteiro para decorar e sirva-as. É recomendado o consumo, com uma boa e quentinha xícara de chá de sua preferência. Bom apetite.