Em março desse ano, a emissora estadunidense Starz, – a mesma produtora das aclamadas minisséries “The White Queen (2013)” e “The White Princess (2017)” -, anunciou a produção de uma nova série limitada intitulada “The Spanish Princess”.
A minissérie dará continuidade ao enredo de “The White Princess”, e assim como suas antecessoras, seguirá o padrão da emissora de produzir obras com base nos romances escritos pela autora inglesa, Philippa Gregory, acerca dos Plantagenetas e Tudors.
Os livros então utilizados, são “The Constant Princess”, disponível no Brasil com o título de “A Princesa Leal”, e “The King’s Curse”, ainda sem previsão de lançamento no território brasileiro.
De acordo com o enredo da série, ela contará a história de Catarina de Aragão, uma bela princesa adolescente da Espanha, que foi prometida desde a juventude, em casamento ao herdeiro do trono inglês. Ela chega na Inglaterra acompanhada por seu séquito real, incluindo uma dama de companhia chamada Lina – uma moura africana. Ela se torna a princesa de Gales, mas quando seu marido, o príncipe Arthur, morre de repente, seu destino como rainha consorte, parece perdido para a jovem. A única esperança a fim de mudar tal situação, é que ela declare que seu casamento nunca fora consumado e que, como virgem, possa desposar o novo herdeiro ao trono, o carismático e obstinado príncipe Harry – que um dia governará como Rei Henrique VIII da Inglaterra.
Deste modo, diferente das produções Tudor, que tem como base o contexto da anulação do casamento de Catarina com Henrique, esta por sua vez, abordará os primeiros anos de seu relacionamento com Henrique, bem como o início do que seria sua vida na Inglaterra.

Não é a primeira vez que o nome de Catarina de Aragão aparece em alguma série da Starz. No sexto episódio de ‘The White Princess‘, durante uma curta cena acerca da aliança marital que estava sendo tramada entre ela e o príncipe Arthur, podemos ver a jovem, sendo interpretada por uma atriz mirim. Provavelmente, a cena foi propositalmente deixada como um gancho para a produção da nova minissérie. Outra personagem que pode retornar como coadjuvante na série, é Margaret Pole, Condessa de Salisbury – também presente em ‘The White Princess’. O romance‘ The King’s Curse’, aborda justamente a vida pessoal de Margaret e sua família, sendo o livro de transição entre as duas sagas (Plantageneta e Tudor) escritas por Gregory.
Emma Frost e Matthew Graham, são os showrunners e produtores executivos da minissérie. Os dois primeiros episódios foram dirigidos por Birgitte Stærmose (Norskov, Darling), e pode ser visto que a produtora tem buscado oferecer um “olhar feminino” para suas obras. Segundo declarou Carmi Zlotnik, presidente da programação da Starz em um comunicado:
“A Starz está empenhada em manter uma contínua programação a fim de fornecer um conteúdo premium, destacando as incontáveis trajetórias de mulheres fortes na história. Temas uma base de fãs apaixonada, que abraça estas histórias femininas, como as representadas em “The White Queen” e “The White Princess” e tenho certeza de que eles estão ansiosos para acompanhar a história de Catarina de Aragão em “The Spanish Princess.”
De acordo com os showrunners, eles pretendem mostrar uma Catarina feroz e apaixonada, uma versão mais jovem e mais determinada da rainha que já vimos tantas vezes na cultura popular sendo representada como uma mulher passiva em seus anos finais, algo que a Catarina de Aragão histórica jamais foi. Como observa Frost:
“Ninguém escreveu sobre ela quando ela era jovem, e ela é sempre caracterizada como a velha esposa indesejada, mas ela era uma figura incrível. Foi emocionante contar a história dessa mulher que estava determinada a forjar seu próprio destino”.
A abordagem escolhida para a nova narrativa levou Frost e Graham a divergir do material de origem de Gregory de uma maneira importante. Na série, eles irão abordar uma parte da população freqüentemente esquecida em representações sobre período, mas que é tão importante quanto a história central.
“Descobrimos desde o início que essa era uma oportunidade incrível para contar as histórias de pessoas negras [na Inglaterra]. Aqui, veremos a verdadeira história do besteiro Oviedo e de Catalina de Cardones, uma mulher ibérica de origem africana que serviu como dama de companhia da rainha Catarina por 24 anos. Existem registros de pessoas negras desde os tempos romanos na Inglaterra e nos últimos dois anos, foram lançados alguns livros extraordinários que remontam aos registros paroquiais e diversas outras fontes de material para mapear as vidas das pessoas negras [nesse período]”.
Frost completa ainda afirmando que essa é uma história sobre imigrantes e sobre adaptação cultural.

A série também irá incluir mais histórias sobre os membros da nobreza que disputavam o poder. Indo desde soldados comuns até as damas de companhia das classes abastadas, como é o caso de Margaret ‘Maggie’ Pole (Laura Carmichael), uma figura histórica trágica e muito importante o cenário político, que já apareceu em ambas as séries anteriores e
que receberá mais destaque na narrativa.
Os detalhes adicionais sobre o lançamento da produção ainda não foram divulgados, mas assim como as produções anteriores, “The Spanish Princess” será uma minissérie limitada, embora ainda não tenhamos informações sobre em quantos episódios ela será dividida.

O elenco, por sua vez, foi divulgado em maio. Charlotte Hope (Game of Thrones/The Musketeers/ The Nun) foi escolhida para estrelar a série, no papel principal de Catarina de Aragão. Seu primeiro marido, o príncipe Arthur, será interpretado por Angus Imrie (Hollow Crown/Kingdom). Ruairi O’Connor (Delicious) fará o papel do carismático irmão de Arthur, Príncipe Harry (que se tornará o rei Henrique VIII), como o protagonista.
O elenco conta ainda com Harriet Walter (The Crown/Call the Midwife) como Margaret Beaufort, Elliot Cowan (Da Vinci’s Demons) como rei Henrique VII, Alexandra Moen (Fortitude/Dickensian) como rainha Elizabeth, Laura Carmichael (Downton Abbey/Marcella) como Margaret (Maggie) Pole, Georgie Henley (Narnia / The Sisterhood of the Night) como Margaret (Meg) Tudor e Jordan Renzo (Class) como Charlie Brandon.
Apesar dos Romances escritos por Gregory serem polêmicos devido ao excesso de licença poética neles empregados, é inquestionável sua popularidade entre os leitores de romances históricos, e para bem ou mal, será bom ver uma produção que retrate de modo menos trágico e caricato, a trajetória de Catarina de Aragão enquanto jovem, em contraste de suas muita representações como uma velha, melancólica e beata consorte Tudor, que geralmente dá às caras em produções ambientadas no período. Podemos apenas torcer para que a série traga ao menos uma perspectiva mais positiva e aguce a curiosidade dos telespectadores por essa figura tão importante e tão menosprezada da história anglo-espanhola.
Assista o teaser-trailer legendado em nossa página no facebook.
Bibliografia:
Everything we know so far about the Spanish Princess, a sequel to The White Princess. Town and Country Magazine. Disponível em: [https://www.townandcountrymag.com/leisure/arts-and-culture/a19445266/spanish-princess-starz-news/]. Acesso em 29 de Setembro de 2018.
Starz Greenlights Limited Series ‘Spanish Princess’ Based on Philippa Gregory Novels. Variety Magazine. Disponível em: [https://variety.com/2018/tv/news/starz-spanish-princess-philippa-gregory-1202727664/]. Acesso em 29 de Setembro de 2018.
Exclusive: Get your first look at Catherine of Aragon in The Spanish Princess. Disponível em: [https://ew.com/tv/2018/12/20/first-look-the-spanish-princess-catherine-of-aragon/?fbclid=IwAR0r89aZzKCswv7UgIgcgfBJrdUYKn-Q7MVlAtUzkQOkQSHpNkEYICKN4zA] Acesso em 21 de Dezembro de 2018.
Amo todos os livros de Philippa Gregory, e sou fa de The White Quenn e The White Princes já assisti várias e várias vezes 😍, como ela consegue retratar o espírito feminino daquela época de uma forma genial, estou completamente ansiosa por essa nova série pois Catarina Aragão foi uma mulher exepcional# chegalogomarço#