Preparados para mais um artigo de genealogia? No artigo de hoje, falaremos sobre a conexão da família Imperial brasileira, com os Tudor. Como todos sabem, muitas das famílias reais européias descendem de alguma raiz Tudor. No caso da família Imperial brasileira, D. Pedro descendeu dos Tudor via materna, com Carlota Joaquina.
Carlota Joaquina de Bourbon, espanhola e esposa de D. João VI de Portugal, descendia da famosa dinastia britânica, via materna, através de sua mãe, Maria Luísa de Parma. Maria Luisa era descendente de Henriquetta Maria da Inglaterra, Princesa da Inglaterra e Escócia e filha mais nova de Charles I. É a partir dela que traçamos diretamente a linhagem de D. Pedro e Carlota com a casa real inglesa.
História:
Para maior compreensão dos fatos, vamos falar brevemente sobre as duas mulheres-chave para esta linha genealógica:
Carlota Joaquina:
Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Borbón y Borbón, nasceu em 25 de Abril de 1775, na Espanha. Ela foi filha de Carlos IV da Espanha e sua esposa Maria Luisa de Parma. Carlota foi a filha primogênita do casal e desde muito jovem demonstrou grande desenvoltura e inteligência, provenientes de sua educação de alta estirpe. Foi prometida em matrimonio, tendo sua união arranjada com apenas 10 anos de idade, em 8 de Maio de 1785. Seu marido foi o então infante português D. João de Bragança e futuro Rei de Portugal. Desta união, nasceu (entre outros filhos) D. Pedro I, que foi o fundador e primeiro soberano do Império do Brasil.
Henriqueta da Inglaterra:
Henriqueta nasceu em 16 de Junho de 1644, durante a Guerra Civil inglesa, que começou em 1642 e terminou após a condenação de seu pai, Charles I, em 1649. Ela desposou Filipe I, Duque de Orleães e filho de Luís XIII da França. Deste casamento, nasceu (dentre outros filhos) Ana Maria de Orleães, cujo os descendentes a ligariam por sangue até Carlota Joaquina.
O pai de Henriqueta, Charles I da Inglaterra, foi executado em 30 de Janeiro de 1649. Sua execução causou um grande peso no país, onde a monarquia foi deposta e temporariamente tornou-se uma república. A Câmara dos Lordes foi abolida pelo Parlamento das Ancas, sendo dissolvida à força por Cromwell em 1653, que intitulou-se Lorde Protetor. Após morte deste, ele foi sucedido temporariamente por seu filho Richard Cromwell e em 1660, o parlamento foi reinstalado e a monarquia restaurada. Com a restauração da monarquia, o filho mais velho de Charles, Charles II, tornou-se o próximo monarca inglês. Henriqueta morreu em 30 de Junho de 1670, segundo uma autópsia, por gastroenterite.
Árvore Genealógica:
Traçamos a árvore genealógica que vai de Carlota Joaquina, até o fundador da Dinastia Tudor, Henrique VII. Veja à seguir:
Carlota Joaquina
I
Maria Luisa de Parma
I
Luisa Isabel de Bourbon
I
Luís XV de França
I
Maria Adelaide de Sabóia
I
Ana Maria de Orleães
I
Henriqueta Ana da Inglaterra
I
Charles I da Inglaterra
I
James I da Inglaterra
I
Maria Stuart Rainha da Escócia
I
James V da Escócia
I
Margarida Tudor
I
Henrique VII Tudor (Fundador da Dinastia Tudor)
Espero que tenham gostado! Tem alguma sugestão? Mande para nós!
FONTES:
Carlota Joaquina, A herdeira do Império Espanhol na América, por Francisca L. de Azevedo Nogueira.
Amo essas árvores genealógicas!!
Que bom que gosta, Calila. Ficamos felizes! 🙂 ❤
Eu me chamo Maria da Conceição Rodrigues de Bragança. Nasci em Belém do Pará. Meu pai sempre disse que somos descendentes da família imperial. Não sei nem como começar a fazer alguma coisa pra descobrir se isso é verdadeiro, se sou da linhagem ou se sou da família de alguém que veio para o Brasil com o intuito de trabalhar, e adotou o nome de Bragança. Tem como me ajudar? Obrigada
Sensacional !!!! Temos descendência Tudor!!!!
Eu adoro este tema! Fico fascinada em saber sobre a vida das pessoas e seus descendentes, os fatos e acontecimentos que fizeram a história do nosso país e do mundo!