Um tour virtual através do Palacio Arzobispal de Alcalá de Henares, foi desenvolvido pela ARPA (Asociación para la recuperación del Palacio Arzobispal de Alcalá de Henares), com a ajuda da ”Fundación Telefónica” da Espanha.
A recriação virtual deste, que foi um dos maiores palácios da Espanha, tem como objetivo resgatar a imagem e memória do mesmo, tornando-o conhecido pelas gerações atuais, para que com isso, seja ressaltada sua importância histórica e artística, abrindo espaço para uma possível recuperação e restauração do local no futuro.
Abaixo explicaremos a importância histórica do Palácio, que foi o local onde Catarina de Aragão (primeira esposa de Henrique VIII) nasceu, e onde Isabel de Aragão recebeu pela primeira vez o navegador e explorador Cristóvão Colombo. No entanto, antes deixaremos o vídeo para que o leitor tenha um vislumbre de como seria andar pelos mesmos corredores onde a Rainha de Castela uma vez caminhou. O tour tem como data uma ensolarada manhã de 1936 (antes do fatídico incêndio que ocorreria poucos anos depois). Após uma introdução mostrando o projeto do local, o tour começa a partir dos 2:48 min:
História:
A origem do Palacio Arzobispal de Alcalá de Henares remonta ao século XIII, com o arcebispo Jiménez de Rada. Os sucessivos prelados toledanos o reformaram e engrandeceram, até o transformarem em um dos mais grandiosos palácios renascentistas da Espanha. Após anos de ruína e destruição, o palácio passou para o estado, no ano de 1859, que o restaurou como sede do arquivo geral do reino.
Durante a Guerra Civil espanhola, o palácio não recebeu danos graves, apesar de ter sido sede e oficina do exército republicano – uso este, que o faria sair vencedor no conflito. Em 11 de agosto de 1939, o local sofreu um grande incêndio que destruiu o edifício e os documentos nele contidos; as causas do fogo ainda não estão esclarecidas. Em seguida, houve apenas saques e negligência para com o que um dia, foi um suntuoso palácio renascentista.
O palácio foi palco de importantes acontecimentos na história da Espanha. Nele viveram quase todos os reis de Castela. Foi o local onde D. Juan I faleceu e onde nasceu Catarina de Aragão e Fernando de Habsburgo, Imperador do Sacro Império Romano-germânico (filho de Joana de Castela).
Catarina de Aragão:

Catarina de Aragão, foi primeira esposa de Henrique VIII e mãe da monarca Maria I da Inglaterra (considerada a percursora da monarquia feminina inglesa). Ela foi sem dúvidas, uma das mais queridas consortes reais estrangeiras entre os ingleses. Filha dos reis católicos Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, ela nasceu em Alcalá de Henares, um município espanhol próximo à Madrid.
Ela foi a última filha de Isabel e Fernando à nascer. A rainha passou a maior parte de sua gravidez, longe de seus filhos e Corte, em um campo de batalha, em guerra contra os mouros. Em avançado estágio de gestação, finalmente Isabel abriria mão do ambiente conflituoso em setembro, para o nascimento de sua filha, em 16 de Dezembro de 1485.
Nesta época, ela hospedou-se no Palácio Arzobispal Alcalá de Henares, que era de posse de Cardeal Mendoza, que naquele momento era o Arcebispo de Toledo. O Palácio localizava-se à mais de 20 milhas de Madrid, sendo a sede local do Cardeal.

O complexo palaciano era decorado em rico estilo mudéjar, com elegantes filigramas brancos, azulejos e metais ornamentais em torno de seu opulento pátio. No período em que Isabel andou por seus corredores, ele deve ter sido um incrível espetáculo de riqueza e poder.
Foi neste palácio que Aragão e Castela conquistaram o reino de Granada; em suas salas iniciou-se o processo contra os templários e celebrou-se concílios e cortes, como as que, em 1348, promulgaram a Ordem de Alcalá, compilação original das leis de Castela. Foi no local também, em que ocorreu o primeiro encontro da Rainha Isabel, com Cristóvão Colombo. A Espanha financiaria a primeira viagem do explorador em 1492, tornando este encontro, um fator importante para tal.
Fontes:
O Nascimento de Catarina de Aragão: AQUI.
Spain: AQUI.
Dream! Alcalá YouTube: AQUI.